ABRELPE – Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais
Desafios
A GPCOM começou a prestar serviços de Assessoria de Imprensa para a ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais em abril de 2010. O desafio, na ocasião, era ampliar a presença da entidade na mídia, obter uma maior adesão dos jornalistas ao Prêmio de Reportagem concedido pela instituição e fortalecer o relacionamento com imprensa, pois, apesar de ser a principal entidade representativa do setor de resíduos sólidos no Brasil, até então a ABRELPE não tinha visibilidade proporcional à importância da sua atuação.
Estratégia
A GPCOM fez uma avaliação da situação em que se encontrava o trabalho e definiu algumas estratégias para atingir os objetivos propostos. A estratégia selecionada como ponto central para alavancar, inicialmente, a presença na mídia e o relacionamento com a imprensa, foi a de fortalecer e ampliar a divulgação do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, estudo que a ABRELPE publica anualmente e que traz um raio-X completo do setor.
Para isso, a agência desenvolveu um plano de ação que contemplou as seguintes ações:
Resultados
As ações desenvolvidas para promover o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil não só deram visibilidade para o estudo, estendendo o espectro da divulgação, como também tiveram importante papel na consolidação da ABRELPE como fonte de informação da mídia.
De 2010 a 2013, foram publicadas mais de 3.000 matérias sobre a ABRELPE, o que equivale a mais de 65 publicações por mês, geralmente em grandes veículos de expressão nacional, como jornais O Valor Econômico, O Estado de São Paulo, O globo, Folha de São Paulo, revista Veja, entre outros.
Nestes quatro anos de parceria com a GPCOM, o Prêmio Abrelpe de Reportagem conquistou mais visibilidade e adesão, e a ABRELPE passou a ser considerada e reconhecida pela imprensa nacional, e internacional, como a principal referência sobre resíduos sólidos no País.
Tanto isso é verdade que o Jornal Nacional veiculou uma série de reportagens, como parte do projeto JN no Ar, baseada no Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, estudo que a entidade publica anualmente. http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/04/mais-de-40-do-lixo-coletado-nao-tem-destinacao-adequada-mostra-relatorio.html
A GPCOM é uma agência de Comunicação com 15 anos de existência que atua na construção de Reputação e no fortalecimento do Branding de empresas e instituições. Desenvolvemos estratégias customizadas de Relações com a Imprensa, PR digital, Marketing Digital, Propaganda, Branded Content e Relações Públicas.
Relações com a Imprensa, PR Digital, Marketing Digital, Relações Públicas, Gestão de Crise de Imagem, Media Training, Branded Content, Revistas Customizadas, Vídeos, Comunicação Organizacional, Consultoria de Comunicação, Relatórios de Análises e Clipping Inteligente