fechar

Construção de imagem
Case Abrelpe

GPCOMABRELPE – Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais

Desafios

A GPCOM começou a prestar serviços de Assessoria de Imprensa para a ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais em abril de 2010. O desafio, na ocasião, era ampliar a presença da entidade na mídia, obter uma maior adesão dos jornalistas ao Prêmio de Reportagem concedido pela instituição e fortalecer o relacionamento com imprensa, pois, apesar de ser a principal entidade representativa do setor de resíduos sólidos no Brasil, até então a ABRELPE não tinha visibilidade proporcional à importância da sua atuação.

Estratégia

A GPCOM fez uma avaliação da situação em que se encontrava o trabalho e definiu algumas estratégias para atingir os objetivos propostos. A estratégia selecionada como ponto central para alavancar, inicialmente, a presença na mídia e o relacionamento com a imprensa, foi a de fortalecer e ampliar a divulgação do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, estudo que a ABRELPE publica anualmente e que traz um raio-X completo do setor.

GPCOMPara isso, a agência desenvolveu um plano de ação que contemplou as seguintes ações:

  • Elaboração de um amplo material de divulgação para ser replicado pela imprensa em todo o Brasil, com textos específicos para cada região, e releases com enfoques específicos, como reciclagem.
  • Veiculação de matérias prévias exclusivas por veículos da grande imprensa, como os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo e TV Globo.
  • Realização de uma segunda etapa de divulgação, nos meses posteriores, com diferentes abordagens, como coleta seletiva e reciclagem, resíduos de construção e demolição, resíduos de serviços de saúde, entre outros.
  • Ampliação do contato com os jornalistas que escreveram matérias sobre o tema dos resíduos sólidos, visando sua inscrição no Prêmio Abrelpe de Reportagem.

 

Resultados

As ações desenvolvidas para promover o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil não só deram visibilidade para o estudo, estendendo o espectro da divulgação, como também tiveram importante papel na consolidação da ABRELPE como fonte de informação da mídia.

De 2010 a 2013, foram publicadas mais de 3.000 matérias sobre a ABRELPE, o que equivale a mais de 65 publicações por mês, geralmente em grandes veículos de expressão nacional, como jornais O Valor Econômico, O Estado de São Paulo, O globo, Folha de São Paulo, revista Veja, entre outros.

Nestes quatro anos de parceria com a GPCOM, o Prêmio Abrelpe de Reportagem conquistou mais visibilidade e adesão, e a ABRELPE passou a ser considerada e reconhecida pela imprensa nacional, e internacional, como a principal referência sobre resíduos sólidos no País.

Tanto isso é verdade que o Jornal Nacional veiculou uma série de reportagens, como parte do projeto JN no Ar, baseada no Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, estudo que a entidade publica anualmente. http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/04/mais-de-40-do-lixo-coletado-nao-tem-destinacao-adequada-mostra-relatorio.html

facebook twitter

Quem somos

A GPCOM é uma agência de Comunicação com 15 anos de existência que atua na construção de Reputação e no fortalecimento do Branding de empresas e instituições. Desenvolvemos estratégias customizadas de Relações com a Imprensa, PR digital, Marketing Digital, Propaganda, Branded Content e Relações Públicas.


leia mais

S e r v i ç o s

O que fazemos

Relações com a Imprensa, PR Digital, Marketing Digital, Relações Públicas, Gestão de Crise de Imagem, Media Training, Branded Content, Revistas Customizadas, Vídeos, Comunicação Organizacional, Consultoria de Comunicação, Relatórios de Análises e Clipping Inteligente



C l i e n t e s

C o n t a t o

GPCOM

Av. Angélica, 2.261 - Higienópolis - SP
Conj. 51, 52, 53 - CEP: 01227-100
Tel.: (55-11) 3129-5158
Email: gp@gpcom.com.br

Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem




/