fechar

Turismo
Case ATP - Autoridade de Turismo do Panamá

GPCOMEm meados de 2011, o governo do Panamá apresentou para a Contexto Propaganda o desafio de promover amplamente o país como destino turístico para os brasileiros. Na ocasião, o Panamá era pouco difundido como opção de viagem aqui e muitos jornalistas conheciam o país apenas em função do famoso Canal do Panamá.

Entre as ações solicitadas pela Autoridade de Turismo do Panamá à Agência Contexto, estava o trabalho de Assessoria de Imprensa, que foi realizado então pela GPCOM, parceira da Contexto.

Desafios

O Panamá precisava mostrar para o grande público e o maior número possível de pessoas sua diversidade turística e, principalmente, as vantagens do seu turismo de compra, altamente atraente para os brasileiros. Era preciso criar espaço junto aos veículos de comunicação brasileiros para promover as ações do governo panamenho, bem como planejar e executar uma press trip para o País com destacados veículos de imprensa do Brasil.

Principais ações

O primeiro passo foi a elaboração de um Plano de Comunicação para ser desenvolvido pelo período de seis meses, e que se iniciou em agosto de 2011. Este plano contemplava a divulgação de 15 releases diferentes sobre o Panamá, destacando cada um dos seus atrativos e diferenciais, e a realização de uma press-trip com jornalistas brasileiros.

Foi realizada uma primeira coletiva de imprensa, em São Paulo, no prazo recorde de 72 horas, com a presença de 20 profissionais da imprensa.

Posteriormente, a GPCOM manteve um fluxo intenso de envio de notícias para a imprensa: foram 30 releases no total, com intenso follow-up junto a mais de 200 veículos de comunicação.

Em janeiro de 2012, a GPCOM organizou e realizou uma press trip ao Panamá, que contou com a presença de jornalistas de sete destacados veículos da imprensa brasileira, entre eles: Revista Viaje Mais (uma das maiores revistas de turismo do Brasil), Portal IG (um dos maiores portais de notícias do Brasil), jornal Valor Econômico (maior jornal de economia e negócios do país), Brasilturis (jornal especializado em Turismo), revista Dinheiro (uma das maiores revistas semanais de economia, finanças e negócios), revista Sax (Triple A) e Brasil Travel News (revista nacional do segmento de Turismo).

Resultados

No período de seis meses, a Autoridade do Turismo do Panamá obteve uma grande visibilidade na imprensa. Diversas revistas fizeram matérias de capa. Os jornalistas que realizaram a press-trip dedicaram extensas páginas de matérias ao Panamá. As matérias publicadas em apenas seis deles (Valor Econômico, Brazil Travel News, IstoéDinheiro, Brasilturis e Viaje Mais) resultaram em ganho equivalente a R$ 1,358 milhão em veiculação espontânea, com mais de 150 matérias veiculadas.

facebook twitter

Quem somos

A GPCOM é uma agência de Comunicação com 15 anos de existência que atua na construção de Reputação e no fortalecimento do Branding de empresas e instituições. Desenvolvemos estratégias customizadas de Relações com a Imprensa, PR digital, Marketing Digital, Propaganda, Branded Content e Relações Públicas.


leia mais

S e r v i ç o s

O que fazemos

Relações com a Imprensa, PR Digital, Marketing Digital, Relações Públicas, Gestão de Crise de Imagem, Media Training, Branded Content, Revistas Customizadas, Vídeos, Comunicação Organizacional, Consultoria de Comunicação, Relatórios de Análises e Clipping Inteligente



C l i e n t e s

C o n t a t o

GPCOM

Av. Angélica, 2.261 - Higienópolis - SP
Conj. 51, 52, 53 - CEP: 01227-100
Tel.: (55-11) 3129-5158
Email: gp@gpcom.com.br

Se preferir, clique aqui para enviar uma mensagem




/